Termos de vendas: significados e aplicações

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Você também já ficou confuso ao ler algum artigo ou assistir alguma palestra e perceber que não sabe o que significa os termos citados?

Calma! Você não está sozinho. É comum que com o passar do tempo e o desenvolvimento de novas tecnologias, os termos também mudem.

Pensando nisso preparamos um glossário com os principais termos de vendas que você precisa conhecer, para esta antenad@s.

Aproveitem!

AIDA – Attention, Interest, Desire and Action  

Atenção, interesse, desejo e ação essas são as etapas de comportamento do consumidor quando se engaja em algo. O foco da AIDA é aumentar a taxa de conversão analisando as ações do lead.

BSC – Balanced Scorecard   

Este é um tipo de metodologia de avaliação do desempenho da empresa, que serve como apoio à gestão, especialmente na definição de estratégias.

Benchmarking

É um poderoso instrumento de gestão empresaria. Ele é um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais que podem ser tomadas como modelo a se seguir. Este, por exemplo, é o nosso Canvas de Benchmarking para Instagram, que você pode baixar gratuitamente para utilizar.

B2B – Business to Business

Essa sigla se refere às empresas que realizam negócios com outras empresas. Em outras palavras, é quando o comprador do produto ou serviço é uma outra empresa e não uma pessoa física.

B2C – Business to Customer

É o inverso da definição anterior. O B2C é quando a empresa faz negócios com um consumidor que é pessoa física.

Churn

É o indicador avalia o quanto uma empresa perdeu em clientes ou em receitas devido a cancelamentos.

Para calcular o churn, basta dividir a quantidade de clientes que perdeu até o final do período pelo total de clientes que iniciaram. Exemplo: se você perdeu 10 clientes de 100 = 10% de churn.

Closer

Esse é o termo utilizado para o vendedor que é especializado em finalizar negociações. Ele tem bom relacionamento e sabe se sobressair garantindo as melhoras vendas.

Conversão

Consideramos conversão toda vez em que um Lead cumpre uma ação proposta por você ao longo do funil. Pode ser uma conversão de Marketing, como de visitante para Lead, ou de Vendas, de Lead para cliente.

CAC

É o custo de cada cliente conquistado, levando em consideração o valor investido no marketing e nas vendas.

CTA – Call-to-action

Traduzindo, chama-se “chamada de ação”. É um termo usado como forma de convite ao lead, para realizar uma ação e pode ser feita através de uma imagem, botão ou link. Exemplo: CLIQUE AQUI para baixar uma material.

CRM – Customer Relationship Management

Esta sigla refere-se a Gestão do Relacionamento com o Cliente. Seu principal objetivo é focar as ações da empresa a um melhor atendimento aos consumidores. É um tipo de atendimento personalizado.

Customer Success – Sucesso do Cliente (CS)

Ele é um estratégia dedicada aos cuidados especiais ao cliente. Tem foco na retenção de clientes e baseia-se no atendimento dedicado, consultivo e periódico.

Customer Experience – Experiência do Cliente (CX)

Está ligado a venda e a pós venda, é experiência do consumidor durante seu relacionamento com a empresa.

NPS – Net Promoter Score

O NPS é uma metodologia de pesquisa de satisfação, que mede a probabilidade do seu cliente indicar ou não sua marca.

E aí, tem algum termo que você conhece e não está aqui no artigo? Deixa seu comentário.

Profissional de Administração – ênfase em Marketing, com mais de três anos de experiência em Marketing Digital. Durante o últimos anos trabalhou com: Marketing de Conteúdo, Marketing em Mídias Sociais, e Criação de campanhas para canais de mídia online.

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