5 tendências de marketing digital em 2019 para empresas

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Novas tendências surgem a cada ano e são inúmeras as mudanças que podemos passar em apenas uma década. Acompanhar o que há de novo e melhor no mercado nem sempre é fácil, é necessário gastar um tempo nisso ou contar com o apoio de uma Assessoria em Marketing especializada em digital.

1. Consultoria como base

Comunicação e consultoria têm se tornado uma coisa só. Os canais e mídias digitais estão cada vez mais complexos, o que aumentou o número de consultorias durante 2018 e continuará crescente em 2019.

Não dá mais para trabalhar sozinho e tentar se comunicar com sua persona sem entender as ações e reações dela na web. Não podemos mandar sinal de fumaça enquanto fazem pesquisas por voz. Novas tendências exigem consultores para dar ideias e planejar o melhor modo de atender e chegar ao público.

2. Chatbots

O crescimento global do mercado de chatbots deverá ser a taxas anuais de 24% até 2025, segundo relatório da Grand View Research. A empresa estima que o mercado global de chatbots será de US$ 1,23 bilhão em 2025. Os chatbots já estão presentes em diversas páginas no Facebook, inclusive em sites de algumas empresas.

Os chatbots são capazes de fazer um orçamento sozinhos, manterem contato próximo com o cliente (quanto bem feito), venderem produtos e serviços, além de aliviarem a carga interna de atendimento nas empresas.

3. Influenciadores

— Eu vejo várias ações com influenciadores.

Com que frequência?

— Todo o tempo.

Em 2019 isso se tornará ainda mais comum. Estima-se que os investimentos em ações com criadores de conteúdo e influenciadores triplicará em 2019.

Caso ainda tenha dúvidas sobre influenciadores, há também um artigo aqui no blog explicando os 7 tipos de influenciadores e claro, seus principais dados, como alcance, relevância e etc.

Se você quer ajuda sobre a co-criação de uma ação com influenciadores há o artigo ‘Como sua empresa pode usar influenciadores em sua estratégia de marketing‘ que irá te ajudar muito no processo.

4. Ads no Instagram

Sim, o Instagram tem se tornado o canal de mídia social com o maior engajamento. E o que isso reflete? Que mais e mais empresas, negócios e pessoas investirão mais de seu orçamento em anúncios na rede.

Muitos já discutem que irão investir mais em anúncios no Instagram do que Facebook, por exemplo. Um relatório recente da Merkle sobre investimentos em anúncios, aponta que os investimentos em anúncios no Instagram aumentaram 177% em 2018.

5. Inteligência Competitiva

Há anos vem se falando do tal BIG DATA, principalmente quando focado em visualização estratégica de dados, apesar de continuar em crescimento e que muitas empresas ainda se quer saibam utilizar ou até o que significa. 2019 será o ano em que o termo ‘Inteligência Competitiva’ ganhará força.

Em resumo, Inteligência Competitiva, consiste em gerar dados e informações para tomada de decisões estratégicas.

Profissional de Marketing, Especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, desde 2012 no mercado trabalhando com Marketing Digital.

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