SEO e RP: Relacionamento sério

No Comments

Era uma vez, SEO e Relações Públicas, dois termos distintos e com soluções diferentes em Marketing Digital. Com avanços dia após dia você verá que isso já não é tão incomum. Atualmente, SEO e RP estão trabalhando estreitamente juntos em uma nova era digital.

Mas como isso aconteceu?

Bem, para começar, o Google começou a colocar muito mais importância a conteúdos de alta qualidade que os sites vinculam. Assim, afim de aparecer no alto de páginas de resultados do Google, agora você precisa criar e compartilhar conteúdos atraentes e perspicazes. Mas se você trabalha em RP, então isso vai ser algo que você já está familiarizado. Hoje, o conteúdo torna-se o elo que une SEO e RP.

SEO E RP: Metas em comum

Não é nenhum segredo que, atualmente, envolver conteúdo voltado para o público certo, não só aumenta a imagem da marca, mas também inspira as pessoas a compartilhar o que lêem. Afinal de contas, são os dois principais objetivos de qualquer SEO e RP individualmente. Além disso, as conexões que as relações públicas profissionais fazem com blogueiros e editores poderosos são um enorme benefício para quem trabalha dentro de SEO. É por isso que hoje você ver muitos executivos de SEO e RP trabalhando juntos em um projeto. Em suma, os objetivos em comum de SEO e RP podem criar estratégias de Marketing Digital mais fortes que ajudam criar liderança e visibilidade da marca.

Porém, há muitas atividades específicas que equipes de RP podem se envolver e impulsionar vendas se combinados com os objetivos de SEO, e vice-versa. Abaixo são listados alguns exemplos:

Atividades em comum:

• Conteúdo programado;
• Eventos;
• Truques de RP;
• Blogs.

Hoje, SEO e RP  estão combinando suas qualificações e trabalhando ainda mais juntos em atividades em comum. Uma das atividades que é compartilhada por ambos os departamentos de gerenciamento de conteúdo é, conteúdo programado. Anteriormente, conteúdo programado era exclusivamente usado por profissionais de relações públicas para a criação e programação de temas de histórias e comunicados da imprensa. Agora, os profissionais de SEO estão incorporando programação de conteúdo estratégico.

Em particular, conteúdos programados são realmente essenciais para ajudar a manter o SEO atualizado com conteúdo em torno de eventos sazonais. Eventos sazonais são relevantes para um cliente que precisa realmente ser incluído dentro de um conteúdo programado, pois isso ajuda os profissionais de SEO a planejarem com antecedência quando esbarram com temas criativos para seus blogs. Em comparação, performances inovadoras de relações e eventos também podem ajudar a gerar enorme atenção e links para uma empresa.

LEIA TAMBÉM: Marketing Digital: Pesquisa sobre identificação de serviços

Mas como você gerencia a junção de Relações Públicas e SEO?

Como qualquer relacionamento, a comunicação é fundamental. Assim, quando se trata de um departamento de SEO trabalhando em estreita colaboração com uma equipe RP, os dois departamentos realmente precisam conversar. Podem surgir problemas quando os dois canais de comercialização fazem a mesma atividade, mas não conseguem evoluir sem ajuda um do outro. Certifique-se de haver comunicação ao trabalhar em projetos conjuntos para não acabar acabar duplicando sua carga de trabalho.

A relação entre SEO e RP está crescendo de vento em popa. A evolução dos dois está no bom caminho e como ambos os setores continuam a aprender um com o outro, o futuro é muito emocionante para os profissionais de Marketing Digital.

___

Este artigo foi traduzido e adaptado do original, PR and SEO: A Natural Digital Evolution, do Passion Digital.

Profissional de Marketing Digital. Experiência com vendas, e estratégias de Marketing com finalidades de venda de produtos, serviços e ideias.

Sobre nós e este blog

Somos uma empresa de marketing digital com foco em ajudar nossos clientes a alcançar grandes resultados.

Solicite um orçamento

Oferecemos serviços profissionais que ajudam a sua empresa se destacar usando os meios digitais.

Inscreva-se em nossa lista!

Os campos marcados com * são obrigatórios

Últimas publicações

Veja todas as publicações
No Comments
 

Deixe um comentário