Produtividade em vendas: tudo o que você precisa saber

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A palavra chave para ter produtividade é otimização e aplicação. Engana-se quem pensa que produtividade está somente relacionado a resultados.

A produtividade de vendas é a capacidade de produzir mais resultados com menos recursos (financeiro e pessoal). Ou seja, vender mais com os mesmos ou menos recursos.

Para alcançar esse objetivo, as empresas devem alinhar os 4 pilares da produtividade: processos, gestão, tecnologia e pessoas.

Quer saber como isso funciona na prática?

Se seu negócio passar a vender o dobro, isso significa que a produtividade aumentou?

Se você respondeu “sim”, talvez a sua visão sobre produtividade esteja incompleta. Deixa eu te explicar! Se você aumentar as vendas, você também provavelmente precisará pagar hora extra para sua equipe, aumentar seus investimentos em marketing, contratar mais vendedores entre outros. Assim, os resultados aumentaram, mas não houve mudança na produtividade em vendas.

Então se você gastou cerca de 50% a mais do que normal, é esperado que as suas vendas também aumentem nessa proporção.

O que influencia a produtividade em vendas?

Existem diversos fatores que influenciam o resultado da produtividade em vendas, são eles

  1. A qualidade dos Leads (possíveis clientes) que chegam até vendas;
  2. As atividades que os vendedores precisam desempenhar;
  3. Problemas de priorização e organização de tempo;
  4. Falta de visão sobre métricas e resultados;
  5. Gestão ineficiente;
  6. Poucos treinamentos e capacitações para os desafios diários.

4 dicas básicas para melhorar sua produtividade em vendas

Que tal estruturar o processo de rotinas e otimizar sua produtividade em vendas? Se liga nas dicas aqui baixo:

1. Organize a agenda

Tenha uma lista de tarefas e separe bem os horários para se preparar para reuniões e apresentações com clientes.

Determine um dia da semana e estabeleça uma pauta das atividades que devem ser cumpridas, com os devidos prazos e informações.

2. Controle seus e-mails

Crie o hábito de sempre ler os e-mails e respondê-lo. Caso contrário, você perderá o foco a todo momento!

Uma dica é estabelecer horários fixos para isso, no início da manhã, no início da tarde e no fim do dia.

3. Estabeleça prioridades

Priorize as tarefas por categorias, por exemplo: urgente e importante.

Isso vale para tarefas e até mesmo para a ordem de abordagem dos Leads.

4. Tenha metas desafiadoras, mas aplicáveis

Se não fossem desafiadoras não seriam metas. Mas, atenção elas precisam ser metas tangíveis.

Infelizmente, muitas empresas estabelecem metas impossíveis de serem alcançadas e ao invés de estimular os vendedores, os desanima.

E aí, gostou das dicas acima sobre produtividade em vendas?

Profissional de Administração – ênfase em Marketing, com mais de três anos de experiência em Marketing Digital. Durante o últimos anos trabalhou com: Marketing de Conteúdo, Marketing em Mídias Sociais, e Criação de campanhas para canais de mídia online.

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