Como usar o podcast nas estratégias de marketing

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Segundo uma pesquisa realizada pela Folha do Piauí, mais de 50 milhões de pessoas escutam ou já escutaram um podcast através de alguma plataforma digital.

Com o avanço da tecnologia, estão surgindo mais estratégias na área de marketing para que uma marca possa atingir o seu público-alvo. 

O Podcast é um deles e está ficando cada vez mais comum sua presença no momento de montar uma estratégia de marketing, pois depois de muitos estudos está sendo comprovado que ele é uma forma de gerar mais leads.

Na área da saúde mesmo, já existem alguns profissionais que utilizam o podcast para alcançar mais pacientes, criando uma série de episódios para falar sobre procedimentos como aparelho ortodôntico transparente, ou sobre curiosidades na área da saúde ou até mesmo sobre os avanços que estão acontecendo.

Não é apenas uma área do mercado que pode utilizar o podcast em sua estratégia, mas como no exemplo acima, qualquer segmento pode utilizar essa nova estratégia (abordagem).

Mas, o que é o Podcast?

O podcast, resumidamente, pode ser considerado um programa de rádio, só que no formato digital.

Os temas e formatos podem variar de acordo com o segmento ou conforme a preferência de quem está criando aquele podcast.

Sua criação é baseada em um conjunto de arquivos de áudio que, quando reunidos, podem formar uma narrativa do assunto que está sendo tratado.

Por exemplo, um podcast sobre dicas de marketing digital ou como usar/criar uma estratégia de marketing digital para atrair mais leads para o seu negócio.

Uma das maiores vantagens deste formato é a sua praticidade, pois é possível escutar um episódio do podcast fazendo outras atividades.

O podcast pode ser disponibilizado em diversas plataformas de áudio, como o Spotify, o Apple Podcast e até mesmo o Google Podcast.

Também existem versões ainda mais avançadas publicadas no YouTube, que além de disponibilizar o áudio, também usam recursos de imagens, que são os Videocastings.

Vale lembrar, que utilizando essas plataformas, os podcasts são totalmente gratuitos para os ouvintes, que é um dos porquês o retorno é tão alto.

Como inserir o Podcast na estratégia de marketing digital?

Para que uma ação de Marketing consiga o desempenho esperado e alcance o seu objetivo, é necessário ter um grande foco na diversidade de canais utilizados.

Pense o seguinte, quanto maior o número de formatos disponibilizados, maior o número de pessoas que serão atingidas. E com certeza, o podcast pode ser uma ótima plataforma para alcançar pessoas.

Quer saber como aplicar essa estratégia no marketing digital? Continue lendo este artigo.

Conheça o seu consumidor

Antes de montar a estratégia, é preciso conhecer o seu consumidor e assim montar uma persona, que é o perfil semi-fictício do cliente ideal da sua empresa. É necessário saber quais são os seus problemas, seus interesses e preferências, para que assim, a chance de sucesso da sua estratégia aumente.

Se a sua empresa já tem estratégias de marketing digital, provavelmente você já tenha essas informações, mas é sempre bom atualizar elas, pois é possível que algumas informações mude.

Vamos supor que seu cliente ideal é uma mulher que tenha 30 anos, trabalha na área de gestão de pessoas, gosta de assuntos relacionados a inovações, utiliza redes sociais, gosta de praticidade e gosta de cuidar do corpo, voltada para procedimentos estéticos.

Com essas informações, que podem ser levantadas através de uma pesquisa com os consumidores da empresa, se você tiver uma clínica odontológica, pode criar uma série de áudios que falam sobre procedimentos estéticos realizados por dentistas.

Pode ser uma sequência de 10 episódios falando sobre “Como melhorar seu sorriso”, ou “X procedimentos estéticos feito por dentistas”, também pode dar mais informações como “quanto custa um clareamento”.

Pode usar cada episódio para despertar a curiosidade da pessoa e também falar sobre as curiosidades e inovações, que é raro ver a área da saúde abordando esse tipo de assunto.

Defina sua identidade

Principalmente na estratégia de podcast, é necessário ter uma identidade da sua empresa firmada, pois é por lá que você está tentando captar leads e eles precisam saber quem é a sua empresa e ver a sua marca presente naquele conteúdo.

É claro que você precisará realizar pesquisas sobre os assuntos que serão abordados, sobre como outras pessoas utilizam o podcast para saber como irá montar a sua estratégia, mas pegar referência é diferente de copiar.

Construa uma identidade para sua empresa nesse formato e invista em pautas diferentes que podem chamar atenção do seu público.

Por exemplo, é raro vermos conteúdos sobre implante de dente, até mesmo em outros formatos como blog, redes sociais e etc. Pode ser que uma pauta sobre esse tema, que traga informações relevantes, curiosidades e inovações, vai atingir um público maior e dar mais visibilidade para a sua marca.

Crie um calendário de divulgação

Da mesma forma quando vamos criar uma estratégia de mídias sociais e fazemos um calendário de divulgação, é necessário fazermos o mesmo no podcast.

Ter constância nas postagens dos episódios passa uma imagem de que sua empresa está comprometida com cada pessoa que está ouvindo os seus podcasts.

Por exemplo, você criou uma série de Aparelhos Ortodônticos que terá 5 episódios, você pode criar um calendário de lançamento toda quarta-feira às 18 horas. Assim, o ouvinte estará esperando pelo próximo episódio. E como falamos acima, use cada episódio para despertar o interesse do público.

Você pode em cada episódio tratar de pontos diferentes, como “Os tipos de aparelhos ortodônticos”, “Mitos e Verdades sobre Aparelhos Ortodônticos”, “aparelho transparente”.

Invista em ferramentas

Por último, mas não menos importante, invista em ferramentas que irão ajudar na produção dos áudios de qualidade.

É muito importante que os áudios sejam de qualidade, que não tenham ruídos de fundo, nem que a pessoa tenha problema no momento de escutar o podcast.

Não é necessário comprar equipamentos super caros, mas é necessário que invista pelo menos no básico para oferecer o melhor para o seu público.

–   Local silencioso e acústico;

–   Um bom microfone;

–   Uma boa plataforma de gravação;

–   Um bom editor.

Como o podcast não contém textos e nem imagens, é necessário que sejam de qualidade e que sejam claros para que quem esteja ouvindo não fique com dúvidas ou tenha alguma dificuldade.

Invista em Podcast na sua estratégia

Neste artigo falamos sobre como o podcast pode ajudar na sua estratégia, como pode ser utilizado e em como gerar mais leads através dele.

Não se esqueça que antes de utilizar essa estratégia, é necessário conhecer o seu público e saber se serão impactados por essa ferramenta.

O podcast tem ganhado espaço no mercado e tem atingido milhões de pessoas no dia a dia, quem utiliza essa estratégia tem conseguido aumentar a visibilidade da sua marca entre os consumidores.

Conteúdo produzido por Larissa Figueiredo, redatora do Clínica Ideal.

Redatora do Clínica Ideal

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