Como desenvolver um plano de marketing de precisão?

No Comments

O cliente é o centro das atenções quando falamos de vendas. Eles são extremamente importantes, pois estão com todo o poder em suas mãos. As novas tecnologias e o marketing de precisão podem te ajudar a acompanhar seus clientes e efetivamente ter sucesso com suas estratégias.

Os consumidores têm a oportunidade de pesquisar e fazer comparações de qualidade, preços, avaliações dos produtos. Para fazer tudo isso não precisa nem sair de casa. Esse cenário intensificou a importância de um bom relacionamento com o cliente.

Fidelizar é extremamente importante pois permite a redução de despesas para o negócio. O custo com um novo cliente pode ser até cinco vezes maior que vender para quem já foi seu cliente antes. O marketing de precisão visa aumentar as oportunidades das empresas gerar benefícios para consumidor.

Marketing de precisão é voltado para aquelas que já consumiram sua marca. Seu objetivo é fidelizar clientes, incentivando as compras a partir de promoções, ofertas especiais e táticas que façam seu cliente leal a marca. Para iniciar a seu plano de marketing de precisão, você irá utilizar dados e informações do público. Assim pode identificar características entre os clientes e direcionar vantagens que sejam mais valorizadas pelo consumidor.

Como desenvolver um plano de marketing de precisão?

Você precisa conhecer melhor seu público, isso permite que o plano seja mais eficiente. Os clientes estão mais exigentes, mas também estão mais dispostos a oferecerem informações que façam com que o relacionamento com a empresa seja mais eficaz e personalizado a partir dos interesses dele. Leve esses aspectos em consideração e desenvolva alguns aspectos fundamentais das estratégias. Conheça três deles:

Segmentação de público

Ao segmentar o público-alvo de uma empresa o objetivo é identificar subgrupos para os quais determinadas ações façam mais sentido e assim direcionar com mais eficiência os esforços de marketing

Coleta e análise de dados

A coleta de dados dos clientes pode ser realizada de diversas formas. No marketing digital, por exemplo, é frequente a obtenção de dados do cliente a partir da oferta de conteúdos e materiais inéditos.

Definição da estratégia e das ações

A estratégia que será adotada no plano de marketing de precisão está diretamente relacionada com o que foi possível identificar da segmentação do público, a partir da análise e da coleta de dados dos clientes. Existem diversas ações de fidelização de clientes, a relevância se dará no valor que o perfil de cliente atribui àquela ação. Algumas delas são: cartões de fidelização, tickets de desconto, cartão da própria empresa e acúmulo de pontos.

Quem deve realizar marketing de precisão?

O marketing de precisão é aplicável a negócios de qualquer tamanho, não importa se é uma padaria ou uma multinacional. Todos podem desenvolver planos de fidelização. O que difere é à proporção que afeta as ações. Diferentemente do que muitas empresas acreditam, a qualidade do atendimento ao consumidor é um fator extremamente determinante. Qualidade de atendimento é mais determinante que o próprio preço na hora do cliente escolher onde irá comprar. O marketing de precisão tem tudo a ver com a experiência do consumidor durante o processo de compra.

Agora você se está preparado para pôr em prática o Marketing de precisão?

Cientista da Computação, pós-graduanda no MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, com mais de 2 anos de experiência em Marketing Digital. Trabalhou com: Marketing de conteúdo, e-mail marketing, marketing em mídias sociais e criação de campanhas para canais de mídia on-line.

Sobre nós e este blog

Somos uma empresa de marketing digital com foco em ajudar nossos clientes a alcançar grandes resultados.

Solicite um orçamento

Oferecemos serviços profissionais que ajudam a sua empresa se destacar usando os meios digitais.

Inscreva-se em nossa lista!

Os campos marcados com * são obrigatórios

Últimas publicações

Veja todas as publicações
 

Deixe um comentário