Marketing para doutores: entenda as principais estratégias

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Marketing para doutores

Muitas vezes os profissionais da saúde estão tão ocupados cuidando das pessoas que se esquecem da importância de se divulgarem para o seus público. Para te ajudar a deixar essa tarefa mais fácil separamos três das estratégias de marketing mais utilizadas atualmente.

A grande influência da internet em nossas vidas foi um fator determinante para a mudança do nosso comportamento enquanto consumidores e prestadores de serviço. Hoje, é possível fazer todo o processo de compra e venda por meio das mídias digitais, de forma mais fácil, barata e acessível para todos.

Sendo assim, o Marketing Digital é ferramenta obrigatória para os profissionais e empresas que querem alcançar o sucesso e estabilidade. Isso inclui os profissionais da área da saúde.

Isso porque, recomendações feitas boca a boca não são mais o suficiente, é preciso otimizar essa velha forma de divulgação por meio de estratégias de marketing bem estruturadas. Assim, você não só conseguirá mais indicações, como também poderá atrair novos pacientes e divulgar o seu trabalho você mesmo.

Está achando muito complicado? Calma, continue lendo para saber como usar o marketing no seu dia a dia!

Afinal, por que investir no Marketing Digital?

Como dito anteriormente, é quase impossível nos dias de hoje divulgar consultórios e profissionais sem o auxílio da internet, já que praticamente todo mundo está conectado a algum canal digital.

Com o Marketing Digital você constrói um canal direto com o seu público ao produzir conteúdos relevantes para eles. Além disso, é possível chegar à pessoas que talvez não o conheceriam de outra forma por causa de certos limites, como os geográficos. 

Entre as vantagens do Marketing Digital estão:

 Visibilidade;

• Autoridade no mercado;
• Aumento de pacientes;
• Maior retenção de pacientes;
• Ótimo retorno sobre investimento.

A seguir, confira algumas dicas de como alavancar a sua carreira e seu negócio por meio do marketing!

As principais estratégias do marketing moderno

1. Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é um dos principais pilares do marketing moderno. Isso porque, a divulgação de empresas, serviços, produtos e profissionais são feitas, atualmente, de forma menos invasiva, isto é, por meio de conteúdos relevantes sobre as áreas de atuação e não mais exclusivamente por anúncios explícitos de promoções e ofertas.

Os conteúdos, por sua vez, tem o propósito de atrair o público-alvo por meio de materiais informativos que falem de temas relevantes da área a fim de solucionar eventuais problemas  e dúvidas das pessoas.

Jornada de compra

Isso nem sempre significa fala explicitamente dos seus serviços. Por isso, para acertar na criação dos seus conteúdos vale considerar os conceitos de funil de vendas e jornada de compra dos seus clientes.

A jornada de compra é formada por quatro fases:

• Aprendizado e descoberta;
• Reconhecimento do problema;
• Consideração da solução;
• Decisão.

Pense da seguinte forma:

Você é um dentista especializado em implantes dentários e, por isso,  quer  criar conteúdos sobre esse assunto. Sendo assim, na fase de aprendizado e descoberta é interessante fazer um conteúdo sobre sinais de que é preciso realizar o procedimento, por exemplo, sem falar sobre o seu consultório diretamente.

 É importante ressaltar que a jornada de compra nem sempre é linear, porém, de modo geral, funciona assim: um usuário teve contato com o assunto saúde bucal, reconhece que talvez precise de um implante dentário, passa a considerar as melhores opções de fazer o procedimento ao pesquisar por termos, como “ implante dentário preço médio”, e decide pelo profissional que irá fazê-lo.

2. SEO

Apesar de ser muito importante, produzir conteúdos de qualidade não garante que as pessoas irão chegar até você. Isso acontece porque há muitas pessoas produzindo conteúdos na internet, sendo assim, é preciso garantir que o seu site, blog, landing page, entre outros,  se destaque em meio a concorrência.

É exatamente para isso que existe o SEO!

Sigla para o termo em inglês Search Engine Optimization, o SEO é um conjunto de estratégias que ajudam o seu conteúdo a conquistar o topo dos sites de busca, como o Google, e, assim, ser a primeira coisa que os usuários veem ao buscar por determinados termos.

Para isso, é preciso, entre outras coisas, utilizar as  palavras-chave mais pesquisadas sobre o tema do seu conteúdo.

Ainda utilizando o exemplo da empresa odontológica:

Se você quer fazer um texto sobre clareamento dental com moldeira e os termos mais usados pelas pessoas quando elas pesquisam sobre o assunto são “clareamento dental” e “preço de clareamento” você vai precisar incluir essas palavras ao longo do texto. Desta forma, será mais fácil com que os motores de busca achem e exibam o seu link na página de resultados.

Para decidir quais palavras-chave usar, preste atenção nas seguintes dicas:

• Usar termos do seu nicho;
• Contar com uma ferramenta de pesquisa (Google Ads, Ubersuggest);
• Analisar os resultados do Google para a sua palavra;
• Focar naquelas que existem poucos conteúdos sobre.

3. Redes sociais

Essa é, talvez, a forma mais conhecida de divulgação digital. As redes sociais são um canal direto entre você e os seus seguidores. Uma rede regularmente  atualizada com postagens bem feitas e relevantes incentiva o engajamento das pessoas, que se sentem confortáveis em curtir, comentar e compartilhar em seus posts.

Seus pacientes podem, também, compartilhar digitalmente resultados de procedimentos e as visitas feitas ao seu consultório. Essa é uma forma otimizada do velho boca a boca.

Além disso, você consegue avaliar em tempo real os conteúdos que funcionam e não funcionam entre o seu público e o que as pessoas mais estão procurando em termos de tratamento.

Para elucidar melhor essa ideia vale retomar o exemplo da odontologia:

Se o seu objetivo é divulgar e aumentar os atendimentos estéticos feitos no consultório, monitorar as redes sociais é um ótima forma de saber se seus pacientes e clientes em potencial se interessam pela lente de contato dental, por exemplo.

Mas tome cuidado! Não saia criando contas em todas as redes sociais existentes, você estará perdendo tempo e gastando seus recursos à toa. Identifique as plataformas mais utilizadas para o seu público, assim você não corre o risco de estar investindo em um rede social que não tem uma audiência que se interesse por seus assuntos.

Fique atento à legislação

Neste conteúdo você pôde aprender sobre três das principais estratégias de Marketing para profissionais da saúde. No entanto, essa é uma área que está em constante transformação, por isso, é importante que você continue estudando para ficar antenado nas novidades e nas melhores estratégias para alcançar seus objetivos.

É importante mencionar também que a publicidade médica e odontológica precisa respeitar a legislação determinada pelo Conselho Federal de Medicina e o Conselho Federal de Odontologia. Por isso, antes de começar a usar as estratégias de marketing mencionadas tenha certeza que seu planejamento está de acordo com a lei.

Texto produzido por Estela Lima, redatora da empresa Vue Odonto.

Redatora da empresa Vue Odonto

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