Marketing Digital: Estratégias essenciais para fotógrafos

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5 itens importantes para sua estratégia de Marketing Digital

No contexto atual, se você quer alcançar o seu público-alvo de forma otimizada, você precisará investir em Marketing Digital e quando se trabalha profissionalmente como fotógrafo, as mais belas fotos e composições podem se tornar a parte menos difícil do trabalho. É o lado comercial que os fotógrafos muitas vezes acham mais difícil. Ser capaz de divulgar seus serviços e construir uma identidade em torno da sua marca para atrair clientes é uma parte absolutamente fundamental de qualquer empresa, e o processo não é diferente de fotógrafos profissionais e independentes, por isso listo abaixo itens importantes para você acrescentar em suas estratégias de marketing digital:

Site

O site é uma peça fundamental da sua base de estratégias de marketing digital, este deve ser um site que reflita o seu melhor trabalho e mostrar exatamente o tipo de fotografia que você quer ser contratado para fazer, não esquecendo que esse site deve ser profissional, otimizado para buscadores, lógico e de fácil navegação. Além de mostrar seu portfólio com apenas as melhores imagens de cada trabalho, entre 3 a 10 fotos por álbum e uma área com depoimentos dos seus principais clientes.

Blog

O blog será uma das partes mais importantes para garantir que o seu site tenha um bom número de acessos e consequentemente que o seu portfólio seja ainda mais visto. Além disso, o blog será incrivelmente útil para te posicionar no mercado como especialista na sua área de atuação, tudo graças às estratégias definidas no início do seu projeto de marketing digital.

Um blog também permite que você tenha uma “conversa” contínua com seus clientes, admiradores e potenciais clientes. É um lembrete de que você está ativo, fazendo projetos interessantes, além de dar aos leitores uma noção de quem você é e sua paixão pela fotografia.

Redes Sociais

As redes sociais são consideradas as mais poderosas ferramentas de marketing disponíveis hoje; as conexões potenciais são praticamente infinitas! Mas para manter esse incrível poder de forma eficaz, você deve sempre ter estratégias definidas e um plano de ação claro para se envolver e comunicar com clientes e fãs.

Certifique-se de ter uma linha editorial constante e links sobre o trabalho que você está fazendo, mas também, interaja com outros fotógrafos, blogs de fotografia, revistas, sites de notícias e empresas locais.

Publicidade digital

O mercado da publicidade digital é muito vasto, mas você poderia iniciar com Facebook Ads e Google Adwords. Pois não há necessidade de altos investimentos, e comparado com outras mídias, é relativamente baixo o investimento necessário para obter resultados ainda superiores que as mídias tradicionais.

E-mail Marketing

Utilize o e-mail marketing para se manter em contato com ex-clientes, clientes e potenciais clientes. Não tenha medo de ser pessoal – compartilhe histórias sobre seus trabalhos recentes, experiências que você teve, e até mesmo informações sobre onde encontrar a sua inspiração. Compartilhando esse tipo de informação você constrói uma ligação mais íntima com o seu público – um público que não só é exposto ao seu trabalho como fotógrafo, mas que também é consistentemente interessado e envolvido em seu progresso e se sente uma parte integrante do seu sucesso.

Caso sua empresa necessite de um diagnóstico mais específico, você pode também pedir uma avaliação gratuita para um de nossos consultores.

Profissional de Marketing, Especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, com 4 anos de experiência em Marketing Digital.

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