Os 10 mandamentos de um design incrível

No Comments

Muitas vezes você já questionou-se sobre a qualidade do seu design? se você tem feito um bom trabalho?  Dieter Rams é um designer alemão que através dessas dúvidas desenvolveu os 10 princípios do bom design que além de trazer teorias sobre a estética, traz cuidados com a natureza e ao consumidor, e também à inovação e atenção aos detalhes.

1. É inovador

Um dos principais fatores para um bom design é sempre ser inovador. O design que sempre acompanha os desafios que o futuro trará, estará a frente de uma grande parcela que não busca tendências e terá sempre oportunidades infinitas de criação.

2. Torna o produto útil

Um produto é todo aquele fruto de um projeto do design. Entendendo isso, o essencial é que a utilidade de um determinado produto seja sempre colocada em primeiro lugar, refutando toda ideia contrária, satisfazendo a funcionalidade, os critérios psicológicos e estéticos.

3. É estético

A estética contribui para o nível mais inconsciente e profundo do ser humano, sabendo disso, um produto é comprado não só pela sua funcionalidade, mas também pela sua estética agradável. Porém, um boa estética, na maioria das vezes vai depender do consumidor, já que as palavras têm um sentido diferente para pessoas diferentes.

4. Torna o produto compreensível

Todo bom design sempre deixa clara toda a estrutura de seu produto o fazendo autoexplicativo com uma organização clara, compreensível e de fácil entendimento, evitando por exemplo, buscas por manuais de instruções e pesquisas pela internet.

5. Não é obstrutivo

Todo produto precisa ter um design que mostre um propósito e que atendam a algum objetivo, porém é necessário que esse produto influencie a auto-expressão do usuário, se tornando algo que não é bloqueável.

6. É honesto

O design só pode passar a informação que realmente está sendo fornecida, evitando problemas futuros por mostrar algo que alguma pessoa possa se frustrar após uma aquisição.

7. É durável

Um bom design sempre deve desenvolver algo que seja atemporal e que evite trocas constantes, portanto quando for necessário seguir alguma tendência sempre é bom pensar bem nas aplicações futuras daquele determinado produto.

8. É meticuloso

É necessário que o design sempre esteja focado nos mínimos detalhes focando no essencial que um produto pode trazer, mostrando respeito com o consumidor pelo cuidado e precisão no desenvolvimento.

9. É preocupado com o ambiente

Mais do que a poluição real, que a preocupação é essencial, um bom design também é preocupado com a poluição visual e a destruição do nosso ambiente.

10. É o mínimo possível

É necessário que o design seja sempre concentrado nos aspectos essenciais de um projeto,  elencando fatores que realmente agregam à sua funcionalidade sempre se voltado a pureza e simplicidade.

Portanto, é muito bom refletir sobre esses princípios para sairmos da bolha de softwares que se foi construída.

Aproveite para ler 10 canais para aprender sobre Design.

Design não é apenas photoshop, é um bom desenvolvimento de projetos que tornam produtos úteis, honestos e de fácil compreensão, meticuloso e durável e com o mínimo de desperdício e impacto ambiental possível.

Sobre nós e este blog

Somos uma empresa de marketing digital com foco em ajudar nossos clientes a alcançar grandes resultados.

Solicite um orçamento

Oferecemos serviços profissionais que ajudam a sua empresa se destacar usando os meios digitais.

Inscreva-se em nossa lista!

Os campos marcados com * são obrigatórios

Últimas publicações

Veja todas as publicações
No Comments
 

Deixe um comentário