Métricas importantes: Custo de Aquisição de Clientes

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O que é o CAC?

O CAC, sigla para Custo de Aquisição de Cliente (ou Customer Aquisition Cost – olha que coincidência, funciona em português e inglês!) é uma métrica muito importante para se acompanhar. Ele é calculado somando todos os seus gastos em marketing e vendas em um período específico e dividindo pelo número de clientes obtidos no mesmo período. Nessa conta entram todos os gastos para se trazer um cliente para a empresa, tais como:

• Gastos com pessoal de vendas e marketing
• Gastos em mídia
• Outros gastos desses departamentos

E por que o CAC é importante?

Em uma estratégia de marketing de conteúdo é muito importante saber qual é o valor gasto para atrair cada cliente, e assim saber se esse custo vale a pena ou necessita ser reduzido. Ter um controle sobre esses gastos ajuda a evitar desperdícios com a sua verba de marketing, de maneira que a relação entre o gasto para se trazer um cliente novo e o lucro obtido com eles seja a mais positiva o possível.

No caso do marketing de conteúdo, tenha uma planilha com os seus gastos de:

• Geração de conteúdo: pessoas que você paga para escrever os seus blog posts, e os custos gerados nesse processo (como com bancos de imagem ou vídeos, por exemplo).
• Custos com design: se você pagou um designer e/ou um programador para fazer o seu blog e a hospedagem em um servidor, não esqueça de adicionar aos seus gastos.
• Custos de divulgação: campanhas no AdWords e no Facebook, por exemplo.

Ficar de olho nesses números é muito importante, já que se não houver controle, você pode acabar gastando mais para atrair clientes do que o que realmente ganha com eles. Isso é problema na certa. Portanto, fique atento aos tipos de conteúdo que você lança e veja qual o retorno de cada um deles individualmente. Se algum tipo de conteúdo dá mais resultado, invista nele!

Como saber qual é o seu CAC?

A conta do CAC é bem simples: se em um mês você gastou R$ 3.000 com marketing e vendas, e esse investimento trouxe 15 clientes novos, cada cliente lhe custou R$ 200 (sim, basta dividir um pelo outro!). Se esse valor for mais alto do que o que você ganha com cada um deles, a sua estratégia de marketing ou o seu time de vendas não estão trabalhando bem.

4 maneiras de reduzir seu custo com marketing

1. Escute seu time de vendas para criar conteúdo: isso irá te ajudar a diminuir o tempo da venda pois as leads chegarão já educadas, diminuindo os custos com vendedores
2. Mantenha seu blog atualizado: um blog atualizado atrai tráfego orgânico, que é uma das maneiras mais baratas de se atrair visitas (e clientes)
3. Crie e divulgue materiais ricos: conseguir uma lead através da oferta de um material gratuito é muito mais econômico do que com propagandas tradicionais.
4. Foque no conteúdo de fundo de funil: webinars, vídeos e whitepapers sobre sua empresa e seu produto podem ser o empurrão necessário para que uma lead se torne seu cliente.

Por isso tente sempre ter um CAC baixo, pois no longo prazo isso significa um retorno melhor (e mais lucros!). Acompanhe de perto os seus gastos com o marketing e vendas, assim você não vai ter surpresas na hora de fazer o balanço!

Caso sua empresa necessite de um diagnóstico mais específico, você pode também pedir uma avaliação gratuita para um de nossos consultores.

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Este artigo foi adaptado do original, Métricas que você não pode deixar de acompanhar: Custo de Aquisição de Clientes, do blog Marketing de Conteúdo.

Profissional de Marketing, Especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, com 4 anos de experiência em Marketing Digital.

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