O que você precisa saber para criar um bom site para sua empresa

2 Comments

No mundo conectado de hoje é quase impossível destacar sua empresa, serviços ou até mesmo ideias sem ter um site. Quando precisamos de algo a primeira reação é ir ao Google e fazer uma pesquisa. Ter um site é essencial para quem quer divulgar seu negócio, lembre-se site é diferente de perfil em redes sociais. Nele é possível centralizar o conteúdo de uma campanha, por exemplo.

A importância de um site para que um negócio tenha destaque nos meios digitais é notável, e analisando isso preparei algumas dicas que te ajudarão a criar seu site.

Domínio do site

Um dos primeiros passos é definir o seu domínio. É importante pensar bem, pois ele será o seu nome na rede, a identidade da marca. Se não o nome da empresa, um que seja facilmente associado a marca. O domínio tem algumas terminações, elas são sufixos relacionados a identificação do nicho de atuação daquele site. Geralmente é usado o .com ou .com.br que são relacionados a comercio. Mas existem outros mais específicos que podem ajudar na identificação da sua empresa, como por exemplo, o .marketing.

As opções de sites de registros são muitas, Registro.br, RedeHost, HostGator e outros. A maioria deles também disponibiliza o serviço de hospedagem. Uma informação importante é que muitas plataformas gratuitas permitem que o site seja criado dentro de seus próprios domínios, como por exemplo, seusite.wix.com, seusite.blogspot.com, seusite.wordpress.com. Isso faz com que sua marca tenha uma presença pouco profissional. Por isso é importante estar atento a esse detalhe.

Depois de escolhido o domínio, você deve registrá-lo, para que pertença somente a você. Confira esta análise da RedeHost para conhecer melhor os serviços de hospedagem e domínios.

Hospedagem

O serviço que faz com que seu site esteja disponível para ser visualizado 24 horas por dia em todo o mundo. Esse serviço é relacionado ao armazenamento. E muitas vezes é possível fazer o serviço de hospedagem com a mesma empresa contratada para o registro do domínio.

Algumas modalidades de hospedagem:

• Dedicada: Um servidor dedicado exclusivamente aos serviços relacionados ao seu site. É o tipo de hospedagem com o custo mais elevado, para alguns casos específicos, principalmente para os que demandam uma grande quantidade de acessos, é o mais recomendado.

• Compartilhada: Um servidor que abriga diversos sites. Esses sites compartilham os recursos do computador, por exemplo a memória, armazenamento que serão limitadas pelo plano contratado. Isso influenciará no desempenho, mas tem um custo mais acessível.

Verifique qual a melhor das modalidades e quais as suas reais necessidades para fazer o investimento no servidor de hospedagem correto.

LEIA TAMBÉM: 6 dicas básicas para sua empresa conquistar o mercado por meio da internet

Plataforma do site

A definição da plataforma que vai construir seu site é um dos passos mais importantes, pois ela irá definir quais recursos poderão ser utilizados. Um desses recursos e a variedade de templates, que veremos no próximo tópico. Esses construtores de sites dispensam o conhecimento avançado em programação, para projetos iniciais.

O mercado disponibiliza diversas plataformas de construção de sites, vou me ater a duas:

• WordPress – É um dos serviços mais famoso para a criação de páginas na web. Segundo o próprio WordPress, cerca de 24% da internet utiliza a plataforma, ou seja, praticamente de um a cada quatro sites que você visita usa os templates da companhia. Basicamente, ele oferece sites prontos – toda a parte estrutural e de design – para você inserir o seu conteúdo. O WordPress é totalmente gratuito, sendo possível escolher um tema entre os diversos oferecidos. Basta escolher a opção que mais o agrade e começar a produzir ideias para a sua página em uma interface intuitiva e didática para qualquer um.

Cadastrar empresa no Google - Alexandria

• Wix – Assim como o WordPress, é um dos maiores nomes do mercado quando o assunto é sites prontos. Você pode utilizar os templates e ferramentas oferecidos pelo site para criar sua própria página na web, além de ter interação nativa com ferramentas sociais, como Google+, Pinterest, Twitter e comentários via Facebook. Todo os modelos de página são otimizados para se adequarem às telas mobile, ou seja, responsivos.

Templates

Template é um documento de conteúdo com a apresentação visual e instruções sobre onde e qual tipo de conteúdo deve ser apresentado. No caso de um Blog ou Site, é o Layout da página. Para criar seu site o ideal é sempre escolher um template responsivo – o que não é mais uma tendência e sim uma realidade do Marketing Digital atual. Templates responsivos são aqueles que se adaptam à tela do navegador que está sendo usado para abrir o site.

Você pode escolher templates que já venham com o construtor de sites. Eles podem ser pagos ou gratuitos – tudo dependerá do que você deseja em relação a aparência do site.

Com ajuda dessas informações, não tem mais desculpas para não ter aquele site que você estava planejando para seu negócio.

Redes sociais como um propulsor

Por último, mas não menos importante! Use redes sociais, que são hoje um ótimo meio de divulgação de negócios. Assim você coloca as novidades sobre seu negócio nas redes e gera um fluxo maior de acessos as informações do site!

Cientista da Computação, pós-graduanda no MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, com mais de 2 anos de experiência em Marketing Digital. Trabalhou com: Marketing de conteúdo, e-mail marketing, marketing em mídias sociais e criação de campanhas para canais de mídia on-line.

Sobre nós e este blog

Somos uma empresa de marketing digital com foco em ajudar nossos clientes a alcançar grandes resultados.

Solicite um orçamento

Oferecemos serviços profissionais que ajudam a sua empresa se destacar usando os meios digitais.

Inscreva-se em nossa lista!

Os campos marcados com * são obrigatórios

Últimas publicações

Veja todas as publicações
2 Comments
    • Karla Linho
    • 9 de agosto de 2017
    Responder

    Ótimo guia! É essencial para uma empresa de sucesso se posicionar de forma destacada na internet. Também não é muito difícil pois a criação de blogs e sites ficou muito mais fácil com ferramentas de criação de sites, como a da Hostinger ( https://www.hostinger.com.br/hospedagem-de-sites ). A empresa oferece também uma hospedagem barata e com muita qualidade, ideal para iniciar o seu site.

  1. Responder

    Muito boa postagem.

 

Deixe um comentário