Como conquistar seus clientes usando as mídias digitais

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Mesmo com todas as mudanças no meio digital, as pessoas ainda sentem desconfiança em realizar compras pela internet, transições bancárias e comerciais, entre outras ações. Isso ocorre, devido a diversos fatores como a preocupação de cair em fraudes, vírus de computador, recebimento de links de propagandas indesejadas e de envios constantes para o e-mail. Porém, ainda ocorrem casos em que os consumidores já tiveram experiências ruins com a internet com relação a demora na entrega da mercadoria, ou pelo produto não atender as necessidades ou expectativas esperadas pelo cliente, o que o faz ficar cético em acreditar novamente não só na empresa que o lesou mas, também nas demais.

Antes de tudo, a marca precisa mostrar e dar motivos para que os consumidores estabeleçam confiança pela mesma. O grande desafio da empresa é: Como posso mostrar para o meu cliente que pode confiar em mim, quando não há nenhum contato pessoal, apenas a internet?

O profissional de Marketing que for usar o meio digital, deve estar atento a estas e outras preocupações do consumidor e estabelecer estratégias que gerem confiança e credibilidade na marca.

Confira a seguir algumas dicas para conquistar seu cliente nas mídias digitais:

• Na plataforma on-line de sua empresa ofereça um espaço para depoimentos de clientes que já foram atendidos, assim, quem visitar sua marca verá que outras pessoas confiaram e tiveram uma experiência positiva com a sua empresa;

• Fornecer um ambiente de esclarecimento de dúvidas, sugestões, elogios e reclamações;

• Utilizar outras mídias como: Facebook, Twitter, Blogs, Instagram e YouTube caso as atividades da empresa se adequem à utilização desse meio. O uso das redes sociais fortalece a imagem da marca no ambiente digital e encurta a relação cliente/marca, proporcionando confiança ao consumidor na hora da compra;

• Estar atento às leis de proteção ao consumidor e cumpri-las fielmente;

• Suas estratégias na Web devem estar conectadas com os objetivos da empresa;

• Monitore as redes sociais constantemente, procurando identificar possíveis problemas que podem surgir ou comentários negativos sobre a sua marca a tempo de solucioná-los;

• Forneça atendimento via SAC (Serviço de atendimento ao consumidor);

• Faça pós-venda. É importante que demonstre respeito e interesse em saber se o seu cliente está satisfeito, se há algo que ainda pode fazer por ele, tanto antes como depois do processo de compra/venda. Mesmo que o cliente demonstre que se sente satisfeito, ofereça um algo a mais. Ele ficará encantado com sua ação.

Sua marca precisa estar consciente das diversas vantagens que as mídias digitais oferecem. Todos sabemos que a famosa propaganda boca a boca possui um alto poder de persuasão, pois um cliente satisfeito pode influenciar outros dez, assim como um cliente insatisfeito tem o mesmo poder ou até maior. Da mesma forma acontece no meio digital, mas com um poder de disseminação que pode atingir milhares ou até milhões de pessoas, dependendo do caso.

Uma empresa que trabalhou muito e fez grandes investimentos na construção da imagem da marca, como pode ser o caso da sua, não pode correr o risco de ver seu esforço sendo prejudicado por um erro de falta de atenção ou despreparo. Por isso, pesquise, faça testes, fique atento, invista e aproveite os benefícios dos meios que estão sempre conectados!

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