Como faço para conseguir um emprego em uma agência de marketing?

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Alguns colegas de faculdade, conhecidos próximos e algumas pessoas em minhas redes sociais já fizeram a seguinte pergunta “Como faço para conseguir um emprego em uma agência de marketing?” e isso me motivou a escrever este artigo.

Muitas pessoas tem desejo de iniciar sua carreira em uma agência de marketing, principalmente que para o momento inicial será uma das melhores experiências que qualquer graduado em áreas relacionadas terá como fonte de grande aprendizado, pela grande quantidade de clientes, nichos de mercado e estágios diferentes entre cada cliente da agência. E por experiência eu falo, se você deseja se tornar um ótimo profissional de marketing você tem que considerar a opção de iniciar sua carreira em uma agência.

O passo-a-passo de como conseguir emprego em qualquer agência de Marketing

1. Escolha a agência

Primeiramente escolha entre uma ou duas agências que te agradam como profissional, avalie todos os pontos que te motivam, pois os próximos passos dependem do seu total interesse e foco.

2. Escolha a função que mais te agrada

Quando selecionar uma agência, caso ainda não saiba qual função você prefere desempenhar, verifique no site da agência onde exibe a equipe e suas funções, outra forma de te ajudar a definir é conversar com profissionais da função escolhida para manter alinhadas suas expectativas.

3. Verifique as exigências e diferenciais para a função escolhida

Quando selecionar a agência, e a função que mais te agrada, verifique quais são os diferenciais e exigências que a agência utiliza como indicadores pra selecionar novos membros para a função. É muito comum agências manterem uma página de “Trabalhe conosco” nesta página normalmente você entenderá a respeito do papel da função na agência, suas exigências, obrigações e diferenciais.

LEIA TAMBÉM: Como se tornar um bom profissional de Marketing em Mídias Sociais

4. Aprenda e domine todas as exigências da vaga e esforce-se para também dominar os diferenciais

Por exemplo, para contratarmos um Estrategista de Mídias Sociais os requisitos são:

• Conhecimentos em Redes Sociais
• Formado ou cursando
• Conhecimentos em Photoshop
• Alta capacidade de organização e respeito a prazos
• Ter interesse em Marketing e Comunicação em Mídias Digitais
• Ter boa redação
• Muita vontade em se tornar referência em Marketing Digital

Sabendo dessas informações acima, você precisará apenas traçar um plano tático para dominar cada um dos requisitos.

5. Apresente-se ao mercado

Além de dominar os requisitos mínimos você também tem que se apresentar à seus possíveis contratantes, não precisa ser algo cara-a-cara ou diretamente, você pode demonstrar seu interesse ou conhecimento em grupos que o seu possível empregador participa, ou até mesmo, criar um projeto que te coloque no mapa é uma ótima iniciativa.

Dica: Lembre-se, você irá trabalhar com marketing, use estratégias de marketing para melhorar suas chances de contratação.

Finalizo com o discurso de Ivo Antonione, em Um conselho para você que acabou de formar:

“Sempre que abro alguma vaga aqui na agência, é muito comum chegar uma enxurrada de currículos de jovens recém-formados querendo um espaço para mostrar o seu trabalho, mas sem ter tido nenhuma experiência na área, por falta de oportunidade. E normalmente o discurso é: “não tenho nada para mostrar porque nunca me deram a oportunidade de mostrar algo”. Isso acontece a praticamente cada nova vaga aberta e, quando estamos aqui do outro lado da mesa, fica realmente difícil dar uma oportunidade a alguém que, teoricamente, não tem nada para mostrar. E eu fico imaginando a quantidade de gente competente que tem por aí mas, por causa de uma “falta de oportunidade”, acaba não sendo vista pelo mercado. Bom, então este conselho vai pra você que se enquadra neste perfil.

Como você já formou, provavelmente sabe qual área mais lhe interessou na publicidade, certo? Criação (ON ou OFF), mídia (ON ou OFF), planejamento, atendimento, redes sociais, etc. Como você ainda não teve oportunidade de mostrar o seu trabalho profissionalmente, crie você mesmo sua oportunidade. Por exemplo, se sua área for criação, crie um portfólio de peças fantasmas, aproveite para criar sem as barreiras de um briefing. Se a sua área for redes sociais, crie uma fanpage, twitter, instagram de um negócio próprio (ou de um assunto de interesse) e vá alimentando da forma que acredita que daria certo. Se não está dando certo, mude de estratégia e tente de novo. Se sua área é Midia On-line, faça os cursos do Google e do Facebook (alguns inclusive são gratuitos) e faça uma campanha de mídia pra alguma empresa de uma pessoa próxima (pai, irmão, amigo, cunhado, etc). Com pequenos investimentos você consegue colocar uma campanha no ar. Gosta de programação? Existem toneladas e toneladas de tutorais gratuitos na web ensinando as mais diversas linguagens. E por aí vai.

Enfim, o importante é você mostrar o seu potencial. Não fique esperando uma vaga surgir. Se você conseguir mostrar o seu potencial, vagas surgirão pra você. Isso é um fato. E, como tudo na vida, você deve começar pequeno, por baixo, para aos poucos ir subindo os degraus. E a cada degrau que você sobe, você cresce também, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. E quando você estiver lá em cima, quem sabe poderá ajudar outra pessoa a começar o mesmo processo?

Acho que este é o melhor conselho que posso te dar.”

Profissional de Marketing, Especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, desde 2012 no mercado trabalhando com Marketing Digital.

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