Como se tornar um bom profissional de Marketing em Mídias Sociais

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Quem é o profissional de Marketing em Mídias sociais?

Ele é quem gerencia, planeja, acompanha a execução e os resultados do trabalho – além de colocar a mão na massa em boa parte das tarefas. Mas, qual é o perfil desse profissional?

Antenado e multitarefa, geralmente esse profissional acumula tarefas. Apesar de sobrecarregado, o que ele deve ter em mente é que a importância dada pelas empresas às redes sociais é crescente. Além disso, a expansão da equipe pode depender dos bons resultados trazidos pelo seu trabalho. Em geral, fazem parte do seu foco: ativação, execução, monitoria, relacionamento, planejamento de ações e acompanhamento de resultados.

Antes de ser um advogado da marca, esse é um sujeito que deve conversar com os consumidores, humanizando a empresa e cativando o público. Às vezes ele tem rosto, tem nome, mas na maior parte dos casos é anônimo.

Criativo, o profissional de mídias sociais está sempre inventando e experimentando formatos que engajam ainda mais o público, descobrindo ferramentas novas, sugerindo ações e estratégias.

Conheça um pouco das responsabilidades do profissional de mídias sociais:

  1. Planejamento – Faz parte do trabalho realizar análises de cenário, de concorrentes, de benchmarking e depois pensar em como será a atuação da empresa nas mídias sociais;
  2. Criação de conteúdo – posts em blogs, artigos, newsletters, materiais de comunicação interna, material para mídias sociais, releases;
  3. Marketing de mídia social – criar, gerenciar e fazer crescer a empresa através de todas as redes sociais;
  4. Relacionamento com o cliente – Dar suporte ao cliente, responde dúvidas que podem chegar e até gerenciar fóruns de discussão de empresas;
  5. Estratégia de marketing – Ser responsável pela criação de estratégias de marketing de acordo com os recursos fornecidos pela empresa;
  6. Monitoramento – Usar ferramentas de medição para fornecer relatórios sobre métricas, e continuamente encontrar formas de melhorar esses indicadores por meio de testes e novas iniciativas;

Quais são os diferencias para quem deseja trabalhar com mídias sociais?

  1. Possuir algum curso específico na área;
  2. Saber lidar com programas de edição de imagem, principalmente Photoshop;
  3. Ter conhecimento amplo sobre redes sociais;
  4. Ser multitarefa;
  5. Boa redação;
  6. Interesse em evoluir na carreira
  7. Profissional de Mídias Sociais, Community Manager, Gerente de Comunidade, Analista de Redes Sociais, Social Media, Assistente de Conteúdo, Estrategista Digital e todos os outros termos que você conseguir encontrar para as profissões 2.0, a certeza é uma só: ser multitarefa é essencial para o mercado que atropela quem se restringe.

 

Com informações de Scup Ideas, Fabulosa Ideia, Social Fresh

Profissional de Marketing, Especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, com 4 anos de experiência em Marketing Digital.

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