Como fazer boas fotos do seu produto: com o celular

No Comments

Quando você não tem uma câmera profissional ou nem pode fazer um investimento tão grande no momento, uma alternativa ótima é usar seu smartphone para tirar as fotos dos seus produtos. O celular ajuda, inclusive, a ganhar tempo, já que você tira a foto e pode editá-la na mesma hora e lugar.

Como fazer boas fotos usando o celular

1. Utilize a câmera nativa do seu celular. Por quê?

Quando você fotografa com aplicativos de edição, a foto sofre uma compressão e perde a qualidade.

2. Aplique a regra dos terços. Ative a grade da guia da regra dos terços do celular, posicionando o objeto/produto em cima das linhas. Assim você direciona o olhar do público, equilibra a imagem e a iluminação.

3. Monte cenários práticos.

Ex. 1: Produtos coloridos – use cenários neutros.

Ex. 2: Produtos neutros – use cenários coloridos.

Use cartolinas sem textura para criar fundos infinitos e destacar seu objeto/produto.

4. Crie uma identidade para suas fotos. Utilize cores, filtros, efeitos e cenários similares para compor a sua imagem. Isso cria uma identificação e sensação de marca.

5. Use aplicativos para fotos. Alguns apps podem ajudar na edição das suas imagens, como: Lightroom, Unum e Airbrush.

Lab de fotografia

Nos reunimos para um LAB prático, inspirado nas dicas da Resultados Digitais, sobre como fazer boas fotos com o celular. Visando ajudar ainda nesse momento de pandemia, onde muitos estão produzindo seu conteúdo, pra testarmos na prática e oferecermos dicas e exemplos para tirar boas fotos mesmo usando o celular.

Por isso, propomos o desafio aos participantes do nosso LAB, a fazer várias fotos de um produto de suas casas, com o objetivo de promovê-lo como se fosse um objeto de venda.

Por que fazer várias fotos do produto

Imagine um lugar que veicula sempre a imagem de um mesmo lanche. Uma hora irá parecer que ele possui apenas aquele produto, não é? Então tenha um banco com várias imagens diferentes. O cliente não achará sua empresa repetitiva e terá a noção de que pode obter uma experiência variada ao realizar a compra.

Chá de caixinha

Método utilizado:

Utilizamos a câmera nativa do celular, e com ajuda das guias (regra dos terços) centralizamos o produto, para direcionar o olhar do público para o produto. Optamos por um fundo neutro, pois o produto era colorido.

Após isso, usamos o App Lightroom para fazer alguns ajustes de iluminação na imagem, e o App Airbrush para finalização e padronização das imagens. Utilizamos o mesmo cenário para as fotos e o mesmo efeito em todas para seguir um padrão.

Dica: Sejam em empresas que vendem comidas ou bebidas, o foco da foto é mostrar o produto. A imagem mostra como seu produto é e desencadeia o desejo de compra no cliente.

Escultura egípcia

Método utilizado:

Ao fotografar utilizamos o aplicativo nativo de câmera do Android ativando o modo retrato (MR) para gerar esse efeito de profundidade, visto que o uso do MR desfoca o fundo para destacar as pessoas ou objetos em primeiro plano.

Devido aos tons do fundo neutro escolhido em contraste com a baixa iluminação foram necessários alguns ajustes finos para dar mais vida ao objeto, realçando suas cores e melhorando a composição visual, para isso utilizei o aplicativo Adobe Lightroom.

1. Em “Luz” foram usadas as seguintes configurações:

– Exposição 0,98EV;

– Contraste 15;

– Realces 18;

– Sombras 30;

– Brancos 11;

2. Em “Equilíbrio de branco” foram usadas as seguintes configurações:

– Temperatura 12;

– Matiz 3

– Vibração 9

– Saturação 11

3. Em “Detalhe” foram usadas as seguintes configurações:

– Torando nítido 32

– Raio 1,00

– Detalhe 25

Visto que a imagem se refere a uma escultura egípcia, foi preferido realçar os tons quentes.

Dica: Ao se tratar de promover algum produto, lembre-se em primeiro lugar do contexto no qual ele está inserido, e a partir disso tanto as ideias como configurações necessárias irão surgir.

JBL Go

Método utilizado: Para a composição da foto, foi utilizado um ambiente bem iluminado com o auxílio de um Led15w.

Devido a boa iluminação não foi necessário realizar nenhum ajuste com aplicativos externos, apenas configurações nativas da câmera do próprio telefone.

O foco da foto é mostramos o produto sob a visão do usuário, fazendo o registro segurando a caixinha na mão, enquanto também fotografamos em perspectiva para exibir seus botões e design arrojado.

Dica: Para composição da foto pense sempre em aproveitar a iluminação própria do ambiente e se possível conte também com luz artificial, iluminação é tudo!

Profissional de Marketing Digital. Experiência com vendas, e estratégias de Marketing com finalidades de venda de produtos, serviços e ideias.

Sobre nós e este blog

Somos uma empresa de marketing digital com foco em ajudar nossos clientes a alcançar grandes resultados.

Solicite um orçamento

Oferecemos serviços profissionais que ajudam a sua empresa se destacar usando os meios digitais.

Inscreva-se em nossa lista!

Os campos marcados com * são obrigatórios

Últimas publicações

Veja todas as publicações
No Comments
 

Deixe um comentário