Como criar um infográfico e encantar seu público

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Com enorme potencial de alcance, a internet é o lugar ideal para você divulgar uma imagem positiva de sua marca e, além disso, gerar e converter um grande número de leads.

A chave do sucesso na internet é a utilização de marketing de conteúdo qualificado, que ajuda a atrair e nutrir o cliente, servindo como um grande aliado da equipe de vendas.

Não adianta, entretanto, focar apenas em um tipo de conteúdo. É fundamental investir na produção de diferentes formatos de materiais para enriquecer a experiência do público.

Um dos tipos de conteúdo mais relevantes para uma estratégia de marketing é o infográfico, que mescla texto e imagens para facilitar o entendimento da persona. Quer saber como fazer um infográfico?

Como fazer um infográfico em 9 etapas

1. Conheça seu público

Não importa em que segmento você atua, qual é o seu objetivo, ou mesmo que tipo de conteúdo você irá produzir: o primeiro passo deve ser sempre entender o perfil do seu público .

Afinal, a customização de sua abordagem influencia muito a tomada de decisão do consumidor moderno.

Portanto, as características do público que você deseja atingir devem servir de guia para todo o seu processo produtivo.

O estilo da linguagem, a densidade do conteúdo, os gatilhos utilizados… tudo isso deve ser definido com foco na otimização da experiência de quem é considerado seu cliente ideal. 

Colocado dessa forma, pode parecer uma tarefa difícil. Mas, realmente não é. Hoje, os recursos avançados de coleta de dados tornam mais fácil obter insights sobre o seu público.

Olhando, por exemplo, para postagens de blog que geram grande engajamento do leitor, é mais fácil definir o tom de voz ideal para sua marca. 

Portanto, colete dados sobre o comportamento do seu público e aprenda sobre suas características mais abstratas, como motivações, necessidades e desejos. Uma boa ideia é reunir todas essas informações e criar uma buyer persona para orientar suas estratégias.

2. Descreva os objetivos do seu infográfico

Cada conteúdo que sua marca publica precisa ter objetivos claros. Isso não é diferente ao criar um infográfico. Qual é a razão de ele existir? Essa é a pergunta mais importante que você precisa responder neste estágio.

A maioria dos infográficos visa trazer informações sobre um determinado assunto. Por exemplo, seus objetivos podem ser conversar sobre um determinado assunto com seu público-alvo de uma maneira fácil ou mesmo trazer luz à justaposição de dois dados.

Além disso, você precisa definir os objetivos do infográfico como uma parte do conteúdo. Deseja obter um determinado número de ações? Ou talvez alcance uma porcentagem maior de visibilidade? Não importa quais sejam seus objetivos, eles precisam ser descritos antes de você começar seu trabalho.

3. Defina o tipo de infográfico

O maior motivo para aprender a fazer um infográfico é que ele pode assumir várias formas, dependendo de seus objetivos e persona. Afinal, existem várias maneiras diferentes de exibir a mesma informação.

Existem alguns tipos de infográficos que exibem melhor os números e outros que destacam o texto e as informações visuais. Considere os dados que deseja coletar e como eles podem ser exibidos de uma maneira que sua persona possa envolvê-los da melhor forma.

Entre os tipos de infográficos, você pode escolher entre os estatísticos (com foco em números), cronologia (mostra o progresso ao longo do tempo), geográficos (com foco em mapas), comparação (mostra o contraste entre várias informações) e lista (uma série de informações menores).

4. Escolha o tema

Agora que você conhece sua buyer persona, seus objetivos e o tipo de infográfico que deseja, todo o processo fica mais fácil.

Então, vamos começar falando sobre a produção do infográfico em si. Claro, o primeiro passo é definir o tema a ser abordado no conteúdo, decisão que depende de um amplo conhecimento do seu mercado-alvo . 

Observando, por exemplo, as questões abordadas por seus concorrentes, você pode ter uma ideia do comportamento de seu público de interesse. Da mesma forma, você pode realizar uma pesquisa por palavra-chave para identificar tópicos com maior potencial para atrair consumidores. 

Você também deve ter em mente o propósito de seu material. Isso ajudará não apenas a definir o tópico, mas também o tipo de infográfico que você produzirá. Se o foco é, por exemplo, comparar a eficiência de dois produtos diferentes, um infográfico de comparação pode ser a solução. 

Se o objetivo é simplesmente apresentar a evolução de um projeto ao longo do tempo, um infográfico em formato de cronograma é a opção mais adequada. 

Depois de escolher o tema, é hora de focar nas informações que você considera mais relevantes para o preenchimento do material. 

5. Colete os dados

Idealmente, você já tem uma estratégia ativa para coletar informações e criar seu próprio banco de dados. Você pode fazer isso de várias maneiras. Por exemplo, muitas empresas investem na criação de landing pages para obter dados de pessoas interessadas nas soluções oferecidas. 

Aqui, é imprescindível tomar todos os cuidados necessários para cumprir as diretrizes estabelecidas pela legislação local. O GDPR, por exemplo, atua na Europa para regulamentar a maneira como os dados são coletados e tratados pelas empresas, a fim de fornecer maior segurança aos consumidores. 

Uma forma interessante de coleta de dados, ainda pouco explorada no mercado, é a utilização de conteúdo interativo. Ao contrário do conteúdo estático, este formato estimula a interação do usuário, gerando informações sobre seu comportamento e preferências. 

Assim, se sua empresa vende soluções de Marketing Digital, por exemplo, você pode compilar essas informações para mostrar a eficácia de seus serviços. 

6. Defina uma estratégia de visualização de dados

Tão importante quanto coletar dados é saber interpretá-los corretamente e fazer com que o público tenha o mesmo entendimento . Portanto, investir em literacia de dados e práticas de visualização de dados é fundamental para qualquer empresa que trabalhe com dados. 

Basicamente, a alfabetização em dados diz respeito à capacidade de sua equipe de entender as informações de um conjunto de dados. Para isso, é preciso estabelecer uma cultura de dados na sua empresa e, quem sabe, investir em treinamentos. 

No que diz respeito à visualização de dados, é uma questão de usar recursos gráficos para expor a mensagem que você deseja transmitir ao público. Tabelas, gráficos e cronogramas são apenas alguns exemplos de elementos que podem fazer isso, facilitando o entendimento da persona. 

É importante manter a experiência do público em mente. Se você sabe que sua persona tem o hábito de acessar esses conteúdos por meio de tablets e smartphones, é fundamental investir em visualização de dados para mobile . 

7. Desenvolva o conteúdo

Este é o momento de decidir exatamente quais informações você considera essenciais para o conteúdo. Como você já definiu uma estratégia de visualização de dados, já deve ter uma boa ideia dos dados que irão compor o material. Agora é a hora de organizar para que o público compreenda facilmente. 

Se você estiver usando um modelo editável, este processo é bastante simples. Lembre-se, entretanto, de prestar atenção ao tamanho dos elementos escritos. Não devem ser longos, mas, ao mesmo tempo, devem transmitir mensagens claras e diretas. 

Além de boas técnicas de escrita , você precisará ter um design apropriado para fazer isso. 

8. Projete o infográfico

O infográfico é um conteúdo que prioriza os elementos visuais, por isso as técnicas de design incluídas no processo de produção têm enorme importância.

É preciso contar com um layout que seja agradável e, ao mesmo tempo, capaz de destacar as informações mais relevantes. Além disso, o material precisa ser responsivo. 

O uso de cores é fundamental neste processo . Eles ajudam a destacar elementos, separar informações e orientar o usuário através do conteúdo.

9. Promova o material

Depois de criar o material, é hora de promovê-lo. Use seus canais digitais para chamar a atenção do público, indicando os motivos para consumi-los. 

Nas suas redes sociais , por exemplo, você pode divulgar pequenas partes do material para instigar a curiosidade da persona. O Instagram é uma excelente plataforma para esse fim: separe partes importantes do material, divulgue no seu feed ou nas suas histórias e convide o usuário a conhecer a versão completa. 

A estratégia mais adequada depende da realidade do seu negócio. Se você tem uma estratégia de marketing por e-mail eficaz , acionar mensagens contendo um link para o material pode ser uma boa abordagem. O importante é sempre produzir apelos à ação atraentes e informativos. 

Aproveite os seus outros conteúdos para direcionar a persona ao infográfico. Por exemplo, você pode produzir postagens de blog relacionadas ao tópico definido, criando um link entre os dois materiais. 


Com informações de Rock Content.

Profissional de Marketing, Especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, com 4 anos de experiência em Marketing Digital.

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