Checklist: Como aumentar o reconhecimento de marca usando as mídias sociais

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Para que possamos entender melhor o reconhecimento de uma marca, devemos analisar o cliente e suas diversas características, necessidades e conceitos, pois a partir daí que vamos traçar as estratégias e ações que nos levarão a alcançar o reconhecimento e valorização da marca.

Se analisarmos também as grandes marcas veremos que seus consumidores tem algo em comum: são fãs, defensores fiéis, amam, lembram e indicam suas marcas favoritas a amigos e familiares, e atualmente com o acesso a internet, comentam suas experiências em sua redes sociais promovendo ou não uma marca.

Mas além de vendas e crescimento em larga escala temos o fator emocional e motivacional por trás de tudo isso. Este fator faz com que o consumidor movido pela emoção dos valores agregados da marca esteja sempre interessado em adquirir aquele produto ou serviço.

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Algumas marcas como Apple, Coca Cola, Google, Ponto Frio, Dell, O Boticário entre outras, estão no topo quando se trata de ser referência, e você deve estar se perguntando como elas fazem para estarem no topo de pesquisas e satisfação? O que entregam para seus clientes? Pensando nisso, formulei abaixo uma lista com as principais iniciativas que ajudam no reconhecimento da sua marca usando as mídias sociais:

✓ Crie o estilo visual da marca nas mídias sociais

Sua empresa já deve ter um logotipo, algumas diretrizes básicas ou, até mesmo, um manual da marca. Mas nessa etapa, você deve pensar em como criar um estilo visual para usar nas mídias sociais. O objetivo dessa etapa é manter uma consistência visual. Assim, o público facilmente irá identificar sua marca nas atualizações.

Como fazer:

 Selecione as cores – você pode utilizar as cores do seu logotipo, mercado, ou até mesmo das emoções que pretende passar em suas atualizações baseando-se na Psicologia das Cores;

 Selecione as fontes – escolha uma fonte principal e pelo menos mais duas fontes complementares para serem utilizadas para as mais diferentes imagens.

Dica: A marca alcança essa consistência ao utilizar as mesmas fontes, cores ou imagens em suas atualizações, mas cuidado para não se tornar desinteressante.

“61% dos consumidores dizem que se sentem melhores sobre uma empresa que fornece conteúdo personalizado.”

✓ Escolha imagens que representem a marca

Para facilitar e manter a consistência nas imagens escolhidas, crie uma personagem para a sua marca com sua personalidade e utilize este recurso para guiar sua seleção. Por exemplo, se sua marca fosse uma pessoa, como ela seria?

Dica: Cada rede social possuí características distintas se tratando de dimensões de imagens, por isso, antes de publicar seu conteúdo ou cortar suas imagens “de qualquer jeito”, faça uma pesquisa rápida sobre dimensões de imagens para cada rede social, por exemplo no Facebook, a dimensão ideal é de 940×788 pixels, Instagram é 640×640 pixels, Twitter é 1024×512 pixels, e Pinterest é 735×1102 pixels (no Pinterest, a altura pode variar de acordo com o seu design).

“78% dos consumidores acreditam que as empresas que fornecem conteúdo personalizado estão interessadas em construir bons relacionamentos.”

✓ Crie um padrão de linguagem

Definir uma linguagem para a marca é em muitas das vezes o que faz uma marca se tornar case nas mídias sociais, como Nubank, Netflix e a Ponto Frio.

Como fazer:

 Defina o tom de comunicação – vai ser formal ou informal? Falará em primeira ou terceira pessoa?

 Valide a ideia – caso esteja pensando em tornar a comunicação da sua marca em algo “diferentona”, tome cuidado e valide a ideia, com membros da equipe e possíveis consultores, pois um erro nessa etapa, e você poderá estar criando uma crise para sua marca.

✓ Eduque o seu mercado

Atualmente, se tratando de mídias sociais, marcas e conteúdo, o reconhecimento vem a partir de ações e estratégias que visam ajudar o consumidor da marca.

“A experiência de marca aumentou em 30% a lealdade do cliente depois de estabelecer uma presença em mídias sociais.”

Como fazer:

 Crie conteúdo que seus clientes se interessam – não adianta publicar um gif de gatinho e conseguir diversos compartilhamentos sem isto estar atrelado diretamente a sua marca, isso não irá aumentar ou gerar reconhecimento de marca, apenas te dará a falsa impressão. Por isso, invista em conteúdo interessante para o seu cliente, como por exemplo, postagens os ensinando a usar seu produto;

 Faça curadoria de conteúdo – mostre a seus clientes que você está atento ao que acontece no mercado, e que você é uma fonte de informação valiosa ao compartilhar conteúdo útil de outras fontes.

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Essas táticas sendo trabalhadas de forma correta, clara e objetiva com foco em entregar o melhor ao consumidor, levarão sua marca ao sucesso, porém isso não vai acontecer do dia para a noite e não há uma fórmula do sucesso, a peculiaridade de cada marca vai mostrar quais as melhores estratégias e ações.

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