8 dicas de atuação nas mídias sociais

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Antes de mais nada, sua marca não precisa agradar a todos. Toda marca precisa estar bem posicionada perante um público específico, pois só depois de atrair a atenção, há chances de diferenciação, principalmente no meio digital.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de atuação nas mídias sociais para que sua marca saia na frente das outras. Confira!

Dicas de atuação nas mídias sociais

 1. Criatividade é mais importante do que verba

As coisas nas mídias sociais podem acontecer sem muito dinheiro, desde que com uma boa dose de criatividade.

Indico fortemente que você leia 5 dicas para fazer criativos de anúncios sem gastar muito.

 2. Converse com a sua Persona

É por meio de conversas que conseguimos atingir o público-alvo nas mídias sociais e assim gerar vendas. Não ignore os interesses da sua Persona. Diariamente as pessoas verbalizam seus interesses nas mídias sociais e as marcas tendem a ignorar esse fato se preocupando apenas em fazer publicações. Sabendo disso, é legal ter algumas dicas e truques de como criar sua persona e conversar com ela.

3. Invista no WhatsApp para conquistar e gerar vendas

Segundo uma pesquisa publicada no Panorama Mobile Time/Opinion Box, os usuários aprovam conversar com as marcas no WhatsApp. Então, nada melhor que ser estratégico em seu uso, evitando ser invasivo, seguindo algumas regras de etiqueta.

Outra dica é, diminuir o uso de listas de transmissão preferindo conversas personalizadas com os clientes via WhatsApp.

4. Personalizar o atendimento ao cliente

A dica é não é vender de forma mecânica e sim estimular uma conversa produtiva, onde você conheça as preferências do seu cliente e defina um atendimento personalizado exclusivo para ele.

5. Crie comunidades

Pense em ajudar as pessoas a conversarem sobre seus produtos e serviços.

Mas, onde criar essas comunidades, por exemplo?

• Grupos no WhatsApp

• Grupos no Facebook

Sugiro que você leia 6 regras de etiqueta para os Grupos no Facebook.

Uma das dicas dadas por Liliane Ferrari no Social Media Week, em a Arte de puxar conversas e gerar negócios nas mídias sociais, é conversar sobre produtos, ao invés de publicar de forma compartilhada. Compartilhar conteúdo é bom, mas para gerar interação entre clientes é melhor ainda.

“Conversas geram comunidade.” – Liliane Ferrari

6. Tenha apenas uma página em cada rede social

Uma marca você constrói na unidade, não na dispersão. Por isso, tenha apenas uma página em cada rede social. Na internet você consegue comunicar com o seu cliente potencial e não ficar dando tiro no escuro até acertar alguém. Esteja onde as pessoas estão procurando sua marca e forneça conteúdo relevante a seu cliente que o caminho até a venda se tornará bem mais curto. Afinal, qual é o primeiro lugar onde você busca um serviço ou produto?

7. Estratégia acima de tudo

Não concentre seus esforços em apenas fazer posts. Concentre em atuação e principalmente na estratégia, pois ser uma marca atuante é mais importante do que apenas manter uma presença na rede social. A atuação é a consequência que a torna relevante.

O que vale é a capacidade de uma marca conversar como se fosse uma pessoa com quem você gostaria de conversar. Meridith Ulmer, Estrategista da marca americana Wendy’s.

Ou seja, a dica é não querer vender e sim gerar a vontade de comprar no cliente.

Pilares para uma boa atuação nas mídias sociais, segundo a Consultora Liliane Ferrari:

• Ouvir conversar

• Participar e entrar em conversas

• Gerar insights a partir do que falam

• Captar leads via conversas

Uma outra dica é interagir com os ‘leads quentes’. Por exemplo, se você tem uma loja de moda praia e deseja vender seus biquínis, você pode fazer uma busca através de hashtags no Instagram sobre pessoas que estão conversando sobre isso e interagir com essas pessoas, os leads quentes.

8. Monitoramento alinhado a estratégia

Quando você constrói uma estratégia, está delineando os caminhos da empresa rumo ao sucesso. Mas, como fazer isso? Veja algumas dicas:

• Encontrar microinfluenciadores via monitoramento para usar em sua estratégia de marca;

• Obter mais agilidade para desenvolver novas ações.

Ser o primeiro é a maior vantagem competitiva do Marketing.

Leis do Marketing em tempo real

• Monitoramento das redes sociais

• Equipes multidisciplinares

• Nativos digitais

• Agilidade

• Planejamento

Dadas essas dicas, tenha sempre em mente que o planejamento estratégico é uma forma de gestão que direciona suas ações, e não as engessa. Nesse sentido, se faz necessário investir em estratégias de gestão de pessoas bastante consistentes, que sejam capazes de superar os diversos obstáculos da atualidade.

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