Os 13 erros mais comuns em mídias sociais que a sua empresa deve evitar

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A sua empresa está preparada para atuar nas mídias sociais? Para ter certeza, confira abaixo os erros que você não pode cometer:

1. Querer estar em todas as mídias sociais

Só porque existe uma rede social, não significa que você precisa fazer parte dela! É melhor se concentrar em algumas redes onde o seu publico-alvo está.

2. Não se engajar

Este é um grande problema! Algumas (muitas) empresas ainda estão muito focados em apenas publicar conteúdo, e não, suficientemente focada em responder, interagir e envolver seu público.

3. Não utilizar imagens

Imagens, segundo a SocialBakers, dominam 93% das publicações mais interessantes. Não utilizar imagens é uma oportunidade enorme sendo desperdiçada.

4. Não usar hashtags

Hashtags estão entre as melhores maneiras de atrair novos seguidores em mídias sociais, organizar seu conteúdo por tópicos e participar de conversar já existentes.

5. Publicar esporadicamente

Usar as mídias sociais apenas quando você quer alguma coisa (tráfego, atenção, vendas) é uma ótima maneira de quebrar a confiança que a sua audiência depositou em sua empresa.

6. Não ter um planejamento de Marketing para as mídias sociais

Ter um plano de marketing para as mídias sociais permite que você defina seus esforços de maneira organizada. Onde você poderá definir a sua linguagem, hashtags, linha editorial e seus objetivos de negócio. Além disso, garante que você esteja usando as mídias sociais de forma eficaz.

7. Confiar sua empresa a quem não tem experiência

Um erro critico de algumas empresas que pensam estar economizando agindo de tal forma. Isso se deve, graças à alguns gestores que ainda acreditam que a presença de sua empresa nas redes se faz com algumas publicações no Facebook – e pior, acreditam que qualquer um pode fazê-lo. Mas, não se engane, sua página em qualquer rede social, trata-se da própria empresa na internet! E isso é um dos instrumentos que o seu público-alvo utiliza para formar a própria opinião a respeito da sua marca. Por isso, todo cuidado é pouco!

8. Não medir seus esforços nas mídias sociais

Se você não entende o que está funcionando e o que não está, você pode estar desperdiçando seu precioso tempo e perdendo muitas oportunidades.

9. Publicar demais

Quanto é “demasiado” irá variar de empresa para empresa e indústria para indústria. Mas, dependendo da sua verba para o Marketing nas mídias sociais, você pode fazer uma pesquisa para descobrir quantas vezes o seu público quer ouvir sua empresa.

10. Ser inapropriado

Costumo citar, seja para clientes ou profissionais que tenho contato, sobre a importância de mostrar o lado humano da empresa nas mídias sociais. Mas, tome muito cuidado, pois isso não significa, arejar sua roupa suja ou falar negativamente dos outros.

11. Não publicar uma variedade de conteúdo

Mantenha sua empresa interessante, alterne o seu conteúdo – links, perguntas, imagens ou vídeo. A variedade fará com que a sua audiência não canse de suas publicações.

12. SPAM de vendas

O sucesso a longo prazo vai significar a construção de relacionamentos ao longo do tempo; constantemente focar na venda pode conduzir algumas vendas no curto prazo, mas vai afastar você de seu público a longo prazo.

13. Pensar que publicidade em mídias sociais são gastos desnecessários

A publicidade feita em mídias sociais como Facebook, LinkedIn, Youtube e outros, é extremamente importante para os objetivos da empresa, pois trata-se de uma publicidade mais mensurável e barata que as demais, e também assertiva, já que você consegue definir exatamente o seu público-alvo à ser impactado por sua publicidade.

É importante ter um profissional gabaritado à frente do gerenciamento da sua empresa nas mídias sociais, pois, páginas corporativas precisam redobrar os cuidados em relação às suas publicações, sob pena de virar ‘meme’. E saiba que não, o público não perdoa nem mesmo erros esporádicos.

Caso sua empresa necessite de um diagnóstico mais específico, você pode também pedir uma avaliação gratuita para um de nossos consultores.

Profissional de Marketing, Especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, com 4 anos de experiência em Marketing Digital.

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