10 Fatos que vão impulsionar o seu Instagram Stories

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Antes de mais nada vamos ambientar vocês sobre as principais práticas no Instagram Stories para aumentar seu alcance e engajamento.

Engajar não é somente sobre a reação dos seguidores ao seu conteúdo. Essa ação também diz muito sobre sua audiência, quanto as pessoas confiam na sua marca e quanto ela influencia quem te segue.

Por isso, preparamos um apanhado com dicas e táticas para te ajudar a alavancar o engajamento em seus Stories.

1. Os principais objetivos dos adesivos no Instagram Stories

Da localização aos GIFs, os Stickers ajudam as marcas a terem uma comunicação mais próxima com os consumidores. Veja os principais objetivos dos adesivos abaixo:

Adesivo de Deslizar, Caixa de Perguntas, Enquetes e Contagem Regressiva são recursos que promovem a interação com o seu público.

Hashtags e Localização ajudam a aumentar o seu alcance e as visualizações.

Já os GIFs e o adesivo de música são para expressar o seu estado de espírito.

2. Pensar no horário é essencial?

De acordo com a pesquisa da Squid o engajamento nos Stories não sofre diferenças significativas relacionadas ao horário, mas só isso basta?

A resposta é NÃO.

O engajamento não tem diferença significativa por horário, e nem por dia da semana. Para afirmar esses dados, considera-se para engajamento os tapbacks (toques para retornar ao Story anterior) e os replies (respostas ao Story).

3. Como ter mais interação nos Stories

Confira táticas importantes para você implementar no seu Instagram Stories e aumentar a interação das suas publicações.

Faça enquetes diariamente – que sejam relevantes ao nicho e persona. Se o alcance estiver muito baixo, experimente começar um dia de Stories com algumas enquetes.

Poste com frequência – de hora em hora ou alguns Stories nos horários principais como manhã, tarde e noite. Assim é mais provável de aparecer primeiro na linha dos Stories.

Dê algo antes de pedir – ensine algo e depois abra a caixinha. Não responda perguntas irrelevantes ao nicho e persona. Você pode começar respondendo suas próprias caixinhas – para o público entender no que você ajuda.

4. Erros que diminuem o engajamento

Três errinhos bobos, mas que podem estar acabando com o seu engajamento nos Stories ‑ incluindo overpost.

Overposting: Sim, nós precisamos gravar stories todos os dias, mas isso não significa que devemos postar 20 stories no mesmo horário. Muitas pessoas ficam com preguiça quando veem tantos stories e acabam passando para o lado.

O que fazer: Faça um vídeo de 10 stories ou mais e poste todo no mesmo horário, no dia seguinte faça outro vídeo, mas divida-o em 2 blocos de 5 e poste em horários diferentes, você vai vez que a média de visualizações até o fim melhora bastante!

Usá-lo só para venda: O stories é uma ferramenta feita para aproximar o relacionamento entre você e seus seguidores, e se você usa ele para postar apenas “propagandas”, PARE AGORA! Calma, eu não estou falando que você não pode mais anunciar seus produtos, claro que pode, mas misture esse tipo de conteúdo com outros que sejam mais atrativos para seu cliente, como bastidores e dicas!

Se você não sabe o que postar, dá uma olhada nesse post onde postamos várias dicas de conteúdo.

Não usar as figurinhas de enquetes, perguntas e teste: O engajamento no stories é medido toda vez que o usuário realiza alguma ação dentro dele, seja ela, visualizar, clicar numa # ou @, ou participar das enquetes, perguntas e testes.

Toda vez que uma pessoa interage com seus stories, o algoritmo vê que seus stories são relevantes para essa pessoa, e acaba dando destaque para seu perfil dentro do feed dela! Então se você ainda não utiliza nenhum desses recursos, saiba que você está perdendo uma ótima chance de se destacar!

5. Dicas para perder o medo de aparecer nos Stories

Nós sabemos da real necessidade de aparecer nos Stories, essa informação já corre aí por um tempo, mas como faz para perder a vergonha de se expor?

Perca o medo seguindo essas dicas:

  1. Não se assista! Quanto mais você assistir mais “defeitos” vai encontrar.
  2. Não se intimide com “virou blogueirinha”. Que não sabe o que é ser criador de conteúdo nem merece o seu tempo.
  3. Você vai ter erros de português e está tudo bem. A ideia dos Stories é ser natural e espontâneo.
  4. Fale sobre algo que você goste e trate como um papo casual com seus amigos.
  5. Crie tópicos como um mini roteiro para não se perder e transmitir mais clareza.
  6. Você se sente melhor arrumada? Joga uma make, acessórios, escolhe um lookinho e vai,
  7. Seja você na sua versão mais autêntica. Se quiser fazer palhaçada para se sentir mais íntima da câmera, faça!
  8. Convide o público a interagir, isso vai te fazer sentir mais próximo e acolhido.
  9. Aceite que ninguém mais acha esquisito! Assistir Stories já virou rotina para todos nós.
  10. Acredite que a sua mensagem é única, exclusiva e tem um valor gigantesco para o mundo.

6. Como ter mais respostas na caixinha de perguntas

Use a caixa de perguntas a seu favor, mas não fale apenas sobre você! Use‑a para entender seu público e ajudá‑los.

  1. Introduza o seu assunto antes;
  2. Faça perguntas que tenham respostas fáceis e objetivas;
  3. DICA BÔNUS: Não fale apenas sobre você, abra a caixinha realmente para entender o seu público e para tentar ajudá-lo. Pergunte coisas que façam sentido para o seu público. Não é sobre você, é sempre sobre eles.

7. Como encontrar os melhores GIFs no Instagram Stories

Você é daqueles que nunca acha aqueles GIFs legais nos Stories? Para te ajudar, reunimos alguns nomes pelos quais você pode pesquisar na hora de criar seus Stories.

Anota os nomes para não esquecer:

8. Como adicionar GIFs e Stickers personalizados no Story

Bem, em tese, você só pode usar os Sickers oficiais do Instagram. Se sua marca tiver uma conta com arquivos autorizados no Giphy, basta procurar na ferramenta de busca da área de edição.

Saiba como adicionar GIFs ou Stickers personalizados no seu Story, usando arquivos de sua galeria.

IOs: Abra a foto desejada no story > vá até a galeria do celular > escolha o GIF ou o arquivo em PNG com fundo transparente (aqui está o “pulo do gato” das figurinhas) > clique no ícone de compartilhamento > copie a foto > abra o Instagram > cole!

Android: Tire uma foto ou selecione a partir da galeria > clique no ícone do Sticker > selecione o botão de criar > clique no ícone 📌 > depois à direita para selecionar uma imagem da galeria > o arquivo em PNG com fundo transparente > pronto! AH! Pelo Android não conseguimos adicionar o GIF, mas se você for cliente mLabs, é só colocar a URL do GIF na área de edição do post.

9. Como usar o adesivo de pedidos de refeição nos Stories

Aprenda a usar o adesivo de pedidos de refeição do Instagram Stories para facilitar a divulgação de produtos para entrega/delivery.

Para utilizá-lo, é preciso cadastrar o link de um prato ou de um restaurante parceiro da rede social nessa novidade. O botão também pode ser adicionado ao perfil do restaurante, desde que a conta esteja configurada como comercial.

Copiando o link do parceiro

  1. Abra o app do parceiro que você utiliza;
  2. Busque e acesse o restaurante que deseja pegar o link;
  3. Quando você selecionar o restaurante abrirá o perfil e logo acima terá um ícone como se fosse de compartilhar;
  4. Clique nesse link, depois em copiar ou copiar link;
  5. Depois de selecionar um parceiro, você pode configurar o botão “Pedido refeição” no seu perfil.

Como configurar pedidos de refeições para sua empresa no Instagram:

  1. Vá para o seu perfil do Instagram;
  2. Toque em “Editar ou editar perfil”;
  3. Em “Informações comerciais públicas”, toque em “Botões de ação”;
  4. Em “Selecione um botão”, escolha “Pedir refeição”;
  5. Selecione um parceiro: Se você ainda não configurou pedidos de comida com um parceiro, siga as instruções no site do parceiro;
  6. Adicione o link que sua empresa nos sites parceiros, para vincular ao serviço de pedidos que você selecionou;
  7. Depois de entrar no site, toque em Concluído.

Agora, as pessoas poderão pedir refeições através do botão “Pedir refeição” no seu perfil do Instagram.

10. Maneiras de usar o recurso de Melhores Amigos

Veja alguns dos principais benefícios que você pode extrair do recurso de Melhores Amigos ou Close Friends no Instagram Stories.

Assuntos específicos – quer começar a tratar um grupo com exclusividade e ter a oportunidade de ser 100% relevante para eles? Utilizar o recurso “melhores amigos” pode ser uma excelente estratégia.

Teste ou treinamentos – Algumas pessoas tem um certo receio ou medo de gravar Stories. Reduza o número de pessoas que receberão esse conteúdo e selecione apenas alguns para que lhe deem feedbacks e te ajudem a treinar. Essa é uma ótima alternativa para te ajudar a dar o primeiro passo.

Lista de clientes – Essa é uma excelente forma de presentear pessoas que sempre compram de você. Traga para eles promoções, conteúdos exclusivos ou dicas de como utilizar aquilo que compram.

Grupo de descontos – Talvez essas pessoas nunca compraram de você ou pode ser que sejam clientes recorrentes. Mas, se você trabalhar com descontos em sua loja, produtos ou lançamentos, por que não criar um diferencial para isso?

Divulgação de perfil – Um conteúdo extra pode ser um grande diferencial que fará com que outras pessoas indiquem amigos, compartilhem ou até participem de sorteios para fazer parte desta comunidade.

Presentear a comunidade – Que tal selecionar pessoas que mais interagem com sua conta para receber conteúdos extras? Guarde algumas dicas e conteúdos valiosos para aqueles que merecem e enxergam valor em seu trabalho.

Fortalecer os laços – Lembre-se que as pessoas se conectam com pessoas e não com empresas. Mostre a pessoa que está por trás daquele negócio, dê dicas, mostre os bastidores, tendências e novidades para aquele grupo de pessoas que escolher.

***

Curadoria de conteúdo focada para o Instagram Stories, com informações de Millena Nóbrega, Jade Studios, Garotas Persistentes, BIB MKT, Efeito Orna, Mulheres CEO, AMKT, mLabs, Nexting Academy e Bruno Stresser.

Profissional de Marketing Digital. Experiência com vendas, e estratégias de Marketing com finalidades de venda de produtos, serviços e ideias.

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